Como vender mais com Marketing e Branding?
- Thaisa Siqueira
- 14 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de jun.
Para vender mais com marketing e branding, é preciso estar atento à evolução da tecnologia e, com ela, às diversas possibilidades do marketing digital. Assim, essas estratégias podem evoluir juntas e de uma forma bem mais rápida adaptando-se às plataformas online.

Nesse cenário, separamos para você algumas dicas de como implementar uma boa estratégia de marketing e branding na sua empresa, contribuindo para a elevação das vendas. Confira!
1. Defina a persona do negócio
Ela é um personagem fictício criado para representar o cliente ideal da empresa, e você pode criar mais de uma, de acordo com os objetivos do negócio. Dessa forma, é por meio dela que é possível compreender melhor o perfil do público que a marca pretende alcançar com as estratégias traçadas. No contexto do branding, as personas ainda levam em consideração os valores, a cultura e o propósito da empresa.
2. Tenha uma identidade visual
A identidade visual é a responsável por conferir um “rosto” para a sua marca. Ela é representada por símbolos visuais que englobam:
logotipo: é a representação gráfica única utilizada para identificar a marca e, dessa forma, destacá-la e diferenciá-la das demais;
tipografia: são as fontes responsáveis por destacar e caracterizar as marcas;
cores: são usadas para conferir mais visibilidade para a marca e para desencadear sensações e sentimentos.
elementos diversos
A criação de uma identidade marcante e que facilita a identificação da marca pelas pessoas é fundamental. Isso porque o público-alvo passa a enxergá-la como um resumo dos maiores valores e elementos representativos de uma empresa, destacando os seus produtos e serviços.
Assim, é esperado que a identidade visual da marca seja capaz de transmitir de forma visual o que a empresa tem de melhor, evidenciando-a para as suas personas de forma positiva.
3. Invista no posicionamento de marca
O posicionamento de marca é uma estratégia que tem o objetivo de assegurar um espaço na mente dos consumidores, destacando-o em meio à concorrência. Ela faz parte de um incansável trabalho e que deve estar sempre atualizado.
O posicionamento da marca trabalha com alguns aspectos, por exemplo, como a sua marca deseja ser reconhecida: pelos valores e promessas da empresa ou pela qualidade do serviço ou produto.
Para tanto, a marca deve considerar a(s) sua(s) persona(s), o tom de voz, a linguagem, os conteúdos e os canais de comunicação utilizados em prol de sempre vir à mente do consumidor na hora de fazer uma escolha.
4. Use email marketing
É uma forma eficiente de se comunicar com o público via correio eletrônico, levando em conta tanto as estratégias de branding quanto de marketing.
5. Esteja presente nas redes sociais
Com a transformação digital e o acesso cada vez maior das pessoas a dispositivos conectados à internet, as redes sociais se tornaram uma forte estratégia para se comunicar com os mais variados tipos de público. Por isso, devem ser consideradas nas estratégias de marketing e branding. As redes sociais mais utilizadas na atualidade são:
Instagram;
TikTok;
WhatsApp;
Facebook;
Twitte;
Pinterest, entre outras.
Nessas plataformas, a comunicação é massiva e é possível estabelecer meios para a marca e consumidor se relacionarem.
6. Tenha um bom site
No mundo altamente digital e tecnológico, ter um site é fundamental para destacar as estratégias de marketing e branding. Além de valorizar a marca e facilitar a identificação dos produtos e serviços que ela oferece, o site também é fundamental para destacar a empresa da concorrência.
Outro diferencial é que, sites bem otimizados têm mais facilidade de serem ranqueados nas primeiras páginas do Google, contribuindo para que os usuários encontrem com mais facilidade o que buscam.
O site também pode abrigar um blog, contribuindo para que a marca gere autoridade por meio da produção de conteúdo.
Como vimos ao longo desta leitura, marketing e branding são estratégias complementares e de fundamental importância para que sua empresa gere mais negócios.
Ao entender melhor os conceitos, é possível trabalhar estratégias efetivas, diferenciando a marca na mente e no coração dos consumidores.






Comentários