Marketing ou branding, em qual investir?
- Thaisa Siqueira
- 14 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

De forma resumida, marketing visa promover produtos e serviços, enquanto branding tem o objetivo de gerar valor e credibilidade à marca (quanto mais valor sua marca tiver gerado pelo branding, mais lucro ela vai gerar através do marketing).
Nesse cenário, enquanto marketing visa gerar venda de produtos e serviços, o branding tem o objetivo de associar a presença da marca aos melhores momentos das pessoas. A junção das duas estratégias é responsável por conquistar e fidelizar clientes.
Funciona assim: o marketing, por meio de suas diversas comunicações e ações persuasivas, tem a função de despertar o desejo do consumidor. Para isso, usa os meios de comunicação online e offline. Já a etapa do branding é a responsável por fixar a marca na memória do público como algo de valor.
Para o sucesso das ações, é importante estar atento ao mercado e às novidades, já que esse é um trabalho constante, pois o direcionamento dos trabalhos deve acontecer com base nos conceitos definidos.
Além disso, para que a sua marca esteja sempre na mente do consumidor e, consequentemente, conquiste a sua preferência, é necessário investir em estudos e tempo para que as ações sejam, de fato, efetivas.
O branding e o marketing não competem, na verdade se complementam, mas há uma ordem a seguir para o sucesso do marketing.
Para ter um impacto positivo na mente dos usuários é necessário investir em branding para construir uma marca com identidade e personalidade forte, e só depois vem o marketing vendendo uma ideia de marca que já foi construída anteriormente.
O marketing sozinho funciona, mas tem um crescimento exponencial com um branding bem construído.
Só é possível ser gigante com ambos trabalhando em conjunto. Você tem sonhos grandes? Fale comigo e vamos construir sua marca!
コメント